feedburner
Assine o Feed
Entre com seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner

ORIGEM DA INTERNET

Categorias: , ,

A internet tornou-se rapidamente o maior meio de comunicação existente, mas você sabe qual a sua origem?

Em meados da década de 60, o Departamento de Defesa dos EUA sentiu a necessidade de integrar os computadores militares para que fosse possível a troca de informações entre si e no caso de um ataque inimigo os dados guardados nesses computadores não seriam perdidos.

Então surgiu a ARPANET, o antecessor da Internet. Com o sucesso desse novo sistema, foi permitido o acesso pelas universidades, visando promover as pesquisas científicas. Daí a liberação desse sistema para redes livres, como é a Internet nos dias de hoje, foi inevitável.

Contudo, a Internet como conhecemos hoje, com sua interatividade, só se tornou possível pela contribuição do cientista Tim Berners-Lee e ao CERN, Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, que criaram a World Wide Web.

Inicialmente interligando sistemas de pesquisa científicas e mais tarde acadêmicas. A partir dos anos 1990 a rede coletiva ganhou uma maior divulgação pública e em agosto de 1991, Berners-Lee publicou seu novo projeto para a World Wide Web, dois anos depois de começar a criar o HTML e o HTTP. Por este motivo, em 23 de agosto se comemora o Dia do Internauta.

Em 1993 surge o primeiro navegador, nomeado Mosaic 1.0, e no final de 1994 o interesse público na Internet já era grande. Até que em 1996 a palavra Internet já era de uso comum, principalmente nos países desenvolvidos.

Atualmente, o seu crescimento é tamanho que se tornou um dos principais meios de comunicação existente. Interliga milhões de pessoas todos os dias, que trocam informações, cultura e conhecimento.



3 comentários:
gravatar
Anônimo disse...
22 de janeiro de 2009 às 14:09  

Opa e ai??
olha estou fazendo uma campanha para os blogs brasileiros tenham um espaço na Wikia,
que é uma comunidade assim como o wikipédia, so que com comunidades ao invés de informações
está afim de participar?? é so clicar aqui http://slinkassoficial.blogspot.com/2009/01/wikia-e-blogosfera-brasileira.html
eh super facil, e lá vc ainda pode colocar o seu blog ( merchan de gratis!) ah um detalhe, esse link leva ao meu blog
de lá voce poderá saber mais informações, abração! e ajude a divulgar publicando esse post ou o link!

gravatar
Anônimo disse...
22 de janeiro de 2009 às 17:55  

massa véi!

gravatar
Teo disse...
25 de janeiro de 2009 às 13:20  

Desde 1993, quando criaram o primeiro navegador até agora são apenas 16 anos, um tempo relativamente curto para alguma coisa se tornar o que é a internet hoje, mas foi o que aconteceu e isto impressiona... Muito interessante seu texto, uma linguagem simples mas informativa :)

Teo
http://insidethetech.blogspot.com

Postar um comentário