feedburner
Assine o Feed
Entre com seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner

TSE COGITA VOTO PELA INTERNET NO BRASIL

Categorias: , , ,

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estuda a possibilidade de, no futuro, os eleitores utilizarem a web para votar.

"Teremos muito mais plebiscitos e referendos. Uma evolução nesse sentido é viável e possibilitará, via internet, o voto sem sair de casa", revelou o ministro Carlos Ayres Britto, presidente do TSE.

O ministro ressaltou os benefícios da tecnologia nas eleições, ao dizer que "o desempenho notável da urna eletrônica coloca o Brasil em posição de vanguarda, desde a coleta e a apuração dos votos até a totalização e a divulgação dos resultados".

O presidente anunciou que, antes das 20h, o TSE já havia definido os vitoriosos nas eleições dos 31 municípios que participaram das eleições realizadas no último domingo.

Ayres Britto apresentou o ranking dos municípios mais ágeis na apuração. Vila Velha (ES) foi a primeira cidade a apresentar oficialmente o resultado das eleições, às 17h56. Anápolis (GO) veio em segundo lugar, às 18h10, seguida de Londrina (PR), Bauru (SP), Florianópolis (SC), Joinvile (SC) e Ponta Grossa (PR).

A urna biométrica, utilizada pelos municípios de São João Batista (SC), Fátima do Sul (MS) e Colorado do Oeste (RO) durante o primeiro turno, deve ser adotada futuramente em todo o País. "O cadastro biométrico dos eleitores será muito trabalhoso, mas é possível viabilizar a urna biométrica num tempo médio de 8 anos", afirmou.

O ministro acrescentou que existe a possibilidade de a atual crise financeira internacional afetar o projeto do voto biométrico. "É um risco, mas temos a expectativa de essa crise ser superada".

Isso sinceramente é uma coisa que tem que ser bem estudada. Será? O Brasil tem estrutura pra fazer uma coisa dessas? Esse segundo turno seria, eu disse seria, a primeira votação 100% eletrônica se não fosse uma urna no estado do Rio de Janeiro que parasse de funcionar e os eleitores tiveram que depositar seus votos ao antigo estilo. Nunca conseguimos uma votação 100% eletrônica, o que dirá uma online. E quanto aos vários eleitores que reclamaram de chegarem na suas sessões eleitorais e descobrirem que alguém já votou no lugar deles. É talvez isso pela internet seria um prato cheio para pessoas mal intencionadas e com conhecimento avançado em segurança.

Qual a sua opinião?



9 comentários:
gravatar
Louvor e Adoração disse...
27 de outubro de 2008 às 14:39  

Minha opinião é que isso nunca vai acontecer....o riso de fraude é muito grande...impossivel de se concretizar.....

Abraços

BLOG:http://teussinais.blogspot.com

gravatar
Karla Hack dos Santos disse...
27 de outubro de 2008 às 14:40  

É uma idéia interessante, mas creio que ainda não haja estrutura para tal...
Acho que a proposta rtem que ser muito bem estudada antes de se pô-la em prática...
E eu até que gosto das urnas eletrônicas!
heheh

;D

bjus

gravatar
Karla Hack dos Santos disse...
27 de outubro de 2008 às 14:41  

É uma idéia interessante, mas creio que ainda não haja estrutura para tal...
Acho que a proposta rtem que ser muito bem estudada antes de se pô-la em prática...
E eu até que gosto das urnas eletrônicas!
heheh

;D

bjus

gravatar
DuDu Magalhães disse...
27 de outubro de 2008 às 14:44  

o coisa boa!


http://minhainspiracao.blogspot.com/

gravatar
Tony Prado disse...
27 de outubro de 2008 às 14:52  

Considero que, antes de tudo, o povo precisa aprender a votar. No Brasil, desde o início, não existe um conceito geral sobre o que é democracia. E sobre o projeto, considero-o ridículo. Afinal, o governo não sabe o que está acontecendo do outro lado da tela e a compra de votos seria facilitada.

gravatar
Augusto disse...
27 de outubro de 2008 às 14:56  

Tony, vc levantou uma questão muito interessante tbm. Afinal de contas as pessoas hoje são proibidas de entrarem com Telefones, Cameras, ou outro tipo de aparelho comunicação com o intuito de acabar com um fato que estava acontecendo onde politicos mandavam os eleitores tirarem fotos durante a votação para provarem em quem estavam votando. Agora imagina você na sua casa? Se hoje existe os politicos que alugam onibus para levar os eleitores a troco de votos, imagina, politicos alugando lanhouse inteiras para que o povo vote neles. Com certeza isso aconteceria...

gravatar
Danilo Cruz disse...
27 de outubro de 2008 às 15:26  

até que não seria uma má idéia, mas achariam um jeito de burlar isso.

gravatar
Maicon Pereira disse...
27 de outubro de 2008 às 22:39  

iria ser uma maraviilha, eita seriia meu sonho...uahsuhsahuasuhs



http://zecabodao.blogspot.com/

gravatar
Fabrízio Carvalho disse...
28 de outubro de 2008 às 07:24  

Será que é confiavel fazer isso pela internet???
Sei não...

Postar um comentário